Porque é que eu faço fotografia?

010

Porque é que eu faço fotografia?

No  Budismo Zen existe conceito interessante chamado “a mente do principiante”, e diz que devemos abordar o mundo como uma criança, sem “conhecimento”, sem “teorias” ou “ideias pré-concebidas”. Por exemplo, a minha iniciação á fotografia foi aos 19 anos de idade, quando comprei uma Pentax K1000 (grande máquina) a um amigo, e comecei a fotografar. Foi divertido e interessante. Eu nunca assisti a  aulas de Fotografia, foi pelo método tentativa e erro, e com a ajuda de um amigo (infelizmente já falecido) que sabia muito de Fotografia, que dei os primeiros passos nesta arte. E ainda bem que assim foi. Para o bem ou para o mal, desenvolvi o meu estilo pessoal. Não digo que o meu estilo é bom, mas é meu. Em contrapartida, conheço pessoas que estudaram formalmente Fotografia e acabaram a seguir “teorias” e “estilos” de Fotografia que os impede de encontrar a sua própria visão.

Mesmo agora, ao fim de 40 anos, que já possuo algum conhecimento sobre a Fotografia, quero manter essa mesma curiosidade no olhar, que tinha quando era adolescente. A Fotografia está no olhar, não no equipamento. No “meu tempo” havia uma série de mitos, alguns dos quais  ainda hoje se mantém sobre o “fazer fotografia”. Eis alguns deles:

– Se quiser ser um bom fotógrafo, compre uma câmara cara.

– Para fazer fotos interessantes, têm que viajar para locais interessantes.

– Se quer ser mais criativo, compre mais lentes.

O Marketing, o consumismo,e a publicidade  disseram-nos sempre que, se quisermos desbloquear verdadeiramente a nossa criatividade, e fazer “melhor” Fotografia, precisamos comprar “melhores” câmaras. Hoje em dia, com a internet, essa “lavagem ao cérebro” é levada ao extremo. Na realidade as coisas são muito simples, para tirar uma fotografia é preciso uma câmara, que capta a luz. Não interessa entrar na discussão sobre se o analógico é melhor que o digital ,  que câmara ou lente se deve usar, e o que faz uma grande fotografia. Basicamente o que queremos é captar a luz. Uma boa fotografia é um conceito subjectivo, podemos ter uma foto com boa luz ,e  ser uma má foto, e ter uma foto com má luz, e ser uma boa foto. Na verdade tudo se resume ao tipo de imagens que queremos fazer. E aí temos que perguntar:

Porquê é que eu quero tirar fotografias?

Há milhares de respostas diferentes, variam conforme a pessoa que faz  Fotografia. Umas é por divertimento, outras para documentar, outras por isto ou por aquilo. Na verdade o que deveríamos perguntar a nós mesmos é, que tipo de Fotografia nos deixa felizes e satisfeitos. Se o seu propósito não é fazer fotografia profissional, mas documentar as suas memórias, e fotografar os seus entes queridos, provavelmente não precisa de alta definição. Porque afinal, se você não gosta das suas próprias fotos, porque é que se importa se os outros gostam das suas fotos ou não? É um bocado como na vida, se você não se amar a si mesmo, porque é que se preocupa com o que os outros pensam sobre si? Assim, desde que não seja um fotógrafo profissional, que tem que trabalhar com o melhor equipamento possível, porque raio é que é tão importante a câmara que vai usar? Em vez de se preocupar com:

–  Que câmara devo comprar?

– Que lentes devo comprar?

– Para onde devo viajar para fazer boa fotografia?

Deveria preocupar-se com:

– Porque é que eu faço fotos?

– Que tipo de fotos é que eu gosto?

– Que tipo de fotos é que eu detesto?

– Devo compartilhar as minhas fotos, e como é que faço isso?

– Quero deixar um “legado” fotográfico?

Se fizer as perguntas certas, evita comprar o equipamento errado, e simplifica muito mais a sua vida. Boas fotos

© Fernando Kaskais
Leave a Reply

