O que aprendi com Elliott Erwitt

backup-2133© Fernando Kaskais

O que aprendi com Elliott Erwitt

O que mais aprecio em Elliott Erwitt é o seu sentido de humor, bem patente no seu olhar sobre o mundo. Tem uma filosofia simples mas eficaz, na abordagem á fotografia. Eis algumas coisas interessantes que se podem aprender com Erwitt.

1º Não planear muito. Por vezes, enquanto fotógrafos caímos na armadilha de tentar planear tudo ao pormenor, criando projectos que mais tarde, podem vir a espartilhar-nos. É preciso haver um certo equilíbrio, ter projectos e, ter a mente aberta para aquilo que aparece no momento.

2º Passear. Uma das melhores maneiras de usufruir do prazer da fotografia (ou de fotografar), é vaguear sem um destino específico em mente. No entanto, na minha opinião, o fotógrafo de rua deve a todo o custo evitar parecer um turista. Os turistas são visíveis e previsíveis, e há circunstâncias em que o fotógrafo deve passar despercebido, quase invisível.

backup-2088© Fernando Kaskais

3º Não levar as coisas muito a sério. Para ser um bom fotógrafo de rua não é preciso ser tão sério como Winogrand, tornando a coisa, quase num sacerdócio. Pode-se fotografar na rua de uma maneira bem humorada. Não nos devemos levar muito a sério, nem a nós, nem á nossa fotografia, no fundo, quando fazemos fotografia, queremos é divertir-nos.

4º Concentre-se no conteúdo e na forma. Uma boa fotografia, é uma mistura das duas coisas, conteúdo ( o que está a acontecer na foto) e forma (composição). Há quem pergunte, o que é mais importante? O conteúdo ou a forma? Com certeza que são ambas essenciais, depois, há fotógrafos que preferem o conteúdo, como por exemplo Erwitt, que achava que os fotógrafos se devem concentrar na condição humana, e haverá outros que dão mais importância á forma. Eu sou da opinião que dependendo da situação, são as duas características fundamentais, mas umas vezes prevalece o conteúdo, outras a forma, quando coincidem as duas, é óptimo. Óptimo porque, na fotografia de rua uma das coisas mais difíceis de captar é o conteúdo, e a forma, numa mesma imagem. Às vezes fotografamos personagens interessantes e a composição ficou fraquinha, outras temos uma composição perfeita, mas não acontece nada dentro dela. Embora as fotos que provocam emoções, sejam mais fortes do que, fotos com apenas uma boa composição, é óbvio que uma sem a outra nunca serão grande coisa.

5º Deixe que o seu estilo o encontre. Uma das coisas que mais preocupa um fotógrafo, é como encontrar a sua visão pessoal, o seu próprio estilo. Convenhamos que não é fácil. Normalmente, ao princípio, todos somos influenciados pelo estilo de outros fotógrafos. No caso de Erwitt, ele dizia que as suas influências tinham mais a ver com pintores. Pessoalmente, acho que quanto mais procuramos encontrar um estilo, mais ele foge de nós. Uma forma intuitiva de encontrar o próprio estilo é, o fotógrafo sair, e tentar tirar fotos fortes (bem compostas e com conteúdo). Com o tempo, aparecerá um estilo, e a partir daí, o fotógrafo compreenderá ainda melhor a sua fotografia, e a sua visão aperfeiçoar-se-á. Um dos problemas com a fotografia digital é que é muito fácil. E quando as coisas ficam fáceis, as pessoas têm tendências a tornarem-se desleixadas. E desleixo não é nada bom em fotografia, mesmo que a fotografia seja  muito simples. Entenda-se por “desleixo” aquilo que muitos “fotógrafos” fazem, que é, tirar fotos sem pensar na composição, no enquadramento, e no conteúdo da foto. Conclusão; o que Erwitt nos ensina é que, devemos trabalhar duro na construção da visão da nossa vida através da fotografia, que não devemos fazer fotografias sem pensar. Que devemos ter uma certa visão e intenção quando fazemos fotografias. Além disso, é que, não nos devemos levar muito a sério como fotógrafos, devemos simplesmente sair, curiosos, e explorar o mundo com a câmera na mão.

© Fernando Kaskais

© Fernando Kaskais

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: