A Ferramenta Certa Para Fotografia

A5

Porque é Que Praticamente Só Faço Fotos com Um Galaxy A5?

“O potencial emocional e narrativo de uma imagem poderosa permanece tão forte como sempre, independentemente das ferramentas usadas”  R.R.

Para mim, nos dias de hoje, a câmera usada é um dos aspectos menos importantes de uma fotografia. Se estou a usar as minhas “velhas” Nikon D80, ou D500, ou o meu smartphone A5, a filosofia é a mesma. Atenção, não estou a fazer publicidade a este smartphone, é este como poderia ser outro qualquer, Sony, iPhone, Nokia, etc. Estou á procura da luz certa, o angulo correcto e da expressão adequada. Foco-me no momento e no assunto, e tento reproduzi-lo, ou captá-lo o melhor que puder. Penso que o smartphone é realmente a ferramenta perfeita para o “trabalho” que estou a fazer actualmente. É menos intrusivo que a câmera, e sendo mais discreto deixa as pessoas mais á vontade. Aparentemente, para a maior parte das pessoas, fotografar com um telemóvel, não é fazer fotografia a sério. Em contrapartida apontar uma câmera a alguém pode criar uma série de problemas ou constrangimentos.

A5

A ferramenta certa para o trabalho certo.

A resolução do A5 não é um factor limitador nos dias de hoje; as imagens são perfeitamente aceitáveis para a internet, e até mesmo para imprimir. Os 16 megapixéis podem ser superados pelas reflex, mas as imagens no geral são bastante decentes. E mais importante ainda, o smartphone corresponde perfeitamente á velha máxima: “a melhor câmera é aquela que trazemos connosco”. Além do mais, fotografar com o A5 é refrescante, divertido e libertador. Com 60 anos feitos, não ter que arcar com o peso duma DSLR durante umas horas seguidas, é bastante reconfortante. Depois, há as vantagens do fluxo de trabalho; a edição de imagens é intuitiva e não destrutiva. As imagens são enviadas directamente para o Google Photos, e depois podemos escolher entre uma grande variedade de imagens, e publicá-las em questão de minutos. Isto tudo sem computador, disco rígido ou uma tonelada de cartões de memória facilmente baralhados.

A5

Uma ferramenta “limitada”

Como é óbvio uma câmera de um smartphone tem bastantes limitações, principalmente á noite ou em interiores. As imagens podem ficar desfocadas ou com muito “ruido”. No entanto, é difícil argumentar contra a conveniência, a capacidade e qualidade de imagem constantemente melhorada (e a evoluir), dos smartphones. Neste aspecto não me canso de sublinhar a ideia que mais vale ter uma câmera razoável (smartphone) sempre connosco, do que ter uma excelente câmera em casa, ou usá-la de vez em quando. Seja como for, o meu smartphone actual é incomparavelmente melhor do que as velhinhas câmeras Kodak, com que dantes brincávamos aos fotógrafos.

A5

Mas não é  ferramenta para todo o trabalho.

Claro que, é óptimo ter uma câmera decente connosco o tempo todo, mas isso raramente acontece, e para o destino que dou á maior parte das minhas fotos, (blogues e sites) o smartphone é mais do que suficiente. É evidente que a qualidade de imagem não é a mesma, mas é bastante satisfatória. E também não há dúvida de que uma câmera com um sensor maior produz imagens tecnicamente melhores do que um smartphone, mas convenhamos que se não for para um trabalho “profissional”, ou verdadeiramente “artístico”, não se justifica o investimento numa reflex com  fullframe. Finalmente, as fotografias resultantes dependem muito mais das mãos em que a câmera está, e a perspectiva da pessoa que dispara o obturador, do que propriamente da marca da máquina. E, na verdade, são as fotografias, e não a câmera, o que mais importa. Boas fotos

F. Kaskais Photography
Advertisements

One thought on “A Ferramenta Certa Para Fotografia

  1. Perfeito Fernando, vim conhecer sobre você atraves do forum mundo fotografico, Muito agradecido por compartilhar seus momentos, adoro imensamente o seu olhar . forte abraço

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s